Fangio mudou de sítio na cidade de Buenos Aires


Escultura é uma das seis que se encontram em vários pontos do Mundo, sendo a de Estugarda a mais popular.


Juan Manuel Fangio, numa escultura em que surge ao lado de um Flecha de Prata (Mercedes-Benz W 196 R), pode ser visto em seis locais diferentes do Mundo. Em Estugarda (na imagem) é o “spot” mais popular para tirar uma foto. Em Buenos Aires… mudou hoje de local.

Já no Século XXI, dez anos depois do falecimento do penta-campeão (em 1995), o Real Automóvil Club de Cataluña (RACC) encomendou ao artista catalão Joaquim Ros i Sabaté uma escultura evocativa de Juan Manuel Fangio.

Depois, com o acordo do artista e pela mão da Daimler Chrysler Classic, foram feitas mais cinco fundições, que vieram a ser colocadas em locais emblemáticos da carreira do piloto argentino.

Depois de Montmeló e do Museu Mercedes de Estugarda, Monte Carlo, Monza, Nürburgring e Buenos Aires receberam o penta-campeão do Mundo de Fórmula 1.

Concebida por forma a que o fotografado possa tomar o lugar ao volante do Frecha de Prata, ficando com Fangio a seu lado, neste tempo de selfies , segundo a própria Mercedes-Benz Group Media, o “spot” passou a ser o mais procurado nas imediações do Mercedes-Benz Museum.

Diferente é a história do Fangio de Buenos Aires.

Instalado originalmente em Puerto Madero, mesmo em frente à sede da Mercedes-Benz Argentina, a localização passou a fazer pouco sentido no dia em que, em 2018, a representação do construtor alemão se mudou para outro local da capital argentina.

Face à alteração das circunstâncias, a Perfeitura de Buenos Aires acabou por decidir transferir Fangio, que a partir de hoje, se encontra no Parque 3 de Febrero, no cruzamento da Andrés Bello com a Intendente Bunge, em frente ao lago, onde está localizado o Paseo Fangio.

O local é o mesmo onde existia o antigo circuito automobilístico de cinco quilómetros onde o penta-campeão mundial correu o seu primeiro Grande Prémio, em 1948.

Apesar dos seus 3.500 quilos de bronze e dos 5,50 metros de comprimento e 2,60m de largura, a operação de mudança do local da estátua de Buenos Aires decorreu sem incidentes e a sua apresentação foi feita hoje.

Foto: Mercedes-Benz Group Media 

Fangio mudou de sítio na cidade de Buenos Aires Fangio mudou de sítio na cidade de Buenos Aires Reviewed by Auto Vintage on 21.3.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.