Beleza portuguesa a bordo de alemães

Passeio do ACP Clássicos levou entusiastas dos automóveis germânicos ao encontro de paisagens únicas.

As cidades de Lisboa e Porto foram os pontos de partida da quarta edição do Passeio dos Alemães, que reuniu duas centenas de automóveis clássicos de construção germânica, sob a organização do ACP Clássicos. Diferentes gerações de entusiastas percorreram belas estradas no Norte e Sul do país.

Na concentração do Passeio dos Alemães em frente à Tribuna de Honra do Estádio Nacional, no Jamor, era possível observar um parque automóvel de sonho para qualquer entusiasta dos Clássicos. Multiplicavam-se os modelos emblemáticos da Mercedes-Benz, Porsche, BMW, Volkswagen, Audi e Opel, entre outras, numa viagem pela História do Automóvel enquanto meio de transporte e, sobretudo, como objecto de culto.

E, igualmente interessante, era a dispersão de gerações neste Passeio dos Alemães, pois não era raro encontrar pais e filhos, avós e netos, unidos pela cultura dos automóveis de fabrico germânico.

Centena e meia de participantes saíram de Lisboa rumo à zona de Sintra, para uma visita ao Museu do Ar, na Granja do Marquês. Alguns participantes também puderam conduzir no famoso troço de Montejunto, local que faz parte da história do Rali de Portugal, com os dois grupos a juntarem-se depois para o almoço final, na Quinta da Grilla, no concelho de Alenquer. 

No Porto, início da versão nortenha do Passeio dos Alemães, também compareceram alguns exemplares dos dois modelos que celebram este ano seis décadas desde o seu lançamento: o Mercedes-Benz SL “Pagode” e o Porsche 911.

O percurso a Norte levou os participantes até ao Mosteiro de Arouca, com passagem pelos belíssimos Passadiços do Paiva. Outros, ainda, puderam apreciar a beleza ímpar da região do Douro, com o almoço final da caravana a realizar-se na Quinta d'Além da Ponte, em Arouca.

Em comum, os grupos do Norte e Sul tiveram o bom tempo e muitos momentos condução, convívio e descoberta dos encantos do território nacional.

“Tivemos uma adesão muito grande este ano e o Passeio dos Alemães cresceu consideravelmente face a 2022”, analisou Luís Cunha, responsável do ACP Clássicos. “Quisemos destacar esta efeméride dos 60 anos do Mercedes “Pagode” e do Porsche 911, dois modelos que estiveram muito bem representados no nosso passeio, por entre um parque automóvel diverso e muito interessante.

Em 2023, o ACP Clássicos vai ainda organizar o Passeio dos Franceses (a 17 Junho) e o Passeio dos Italianos (a 23 Setembro).







Fotos: Press Motorsport

Beleza portuguesa a bordo de alemães Beleza portuguesa a bordo de alemães Reviewed by Auto Vintage on 27.3.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.