Reviver o passado do Figueira da Foz-Lisboa


Corrida dos Fundadores – com 40 automóveis e motos pré-Guerra – de sexta a domingo.


Será no próximo dia 27 que se completam 120 anos sobre a realização da primeira prova de automobilismo ibérica, o Figueira da Foz-Lisboa. Evocando o evento, a Corrida dos Fundadores by Cartrack decorrerá entre a próxima sexta-feira e o domingo, levando 40 automóveis e motos, pré-Guerra, da Figueira da Foz até ao Estoril.

Se se consultar o calendário de 1902 verifica-se que o primeiro Figueira da Foz-Lisboa teve uma data curiosa. É que o dia 27 de Outubro desse ano… foi uma segunda-feira. Inicialmente a competição, que contou com nove automóveis à partida, deveria realizar-se no dia 26, mas as autoridades da época acharam que era demasiado perigoso realizá-la num dia marcado por feiras e mercados nas localidades que as máquinas tinham de atravessar.

Esta é apenas uma das muitas curiosidades do Figueira da Foz-Lisboa – outra é o facto da prova ter estado na origem da criação do Real Automóvel Clube de Portugal (fundado a 15 de Abril de 1903), hoje ACP –, evento que nas últimas décadas teve diversas evocações e cuja memória a Corrida dos Fundadores quer reavivar.

Hoje sob a forma de passeio, reservado exclusivamente a veículos de fabrico anterior a 1939, a Corrida dos Fundadores conta este ano com a participação de exemplares de várias marcas, como sejam a Bugatti, Rolls-Royce, Aston Martin, Abadal, Alvis, Riley, MG, Ford, Peugeot, Fiat, Norton ou BSA.

Das quatro dezenas que se anunciam, destaca-se a participação de um Darracq 12HP Open Tourer, um automóvel de fabrico francês com 120 anos, e do Felcom, automóvel português produzido no início dos anos 30.

Na sexta-feira, os automóveis e motos desfilarão, a partir das 17:30, pela cidade da Figueira da Foz, onde realizarão uma prova de perícia.

O percurso propriamente dito inicia-se no sábado (09:30), com uma chicane e imediata partida em direcção ao Leiria sobre Rodas, seguido-se de uma passagem por Alcobaça e terminando o dia em Torres Vedras (18:00). No domingo, automóveis e motos rumam a Sul, tendo como destino final os Jardins do Casino Estoril, onde deverão chegar a partir das 13:00, ficando depois em exposição.


Foto: Museu do Caramulo/Joel Araújo 

Reviver o passado do Figueira da Foz-Lisboa Reviver o passado do Figueira da Foz-Lisboa Reviewed by Auto Vintage on 12.10.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.