Historic Endurance de gala no Estoril Classics

Mais de 70 pré-inscrições obrigaram a selecção de “apenas” 44 à partida.

O Iberian Historic Endurance (IHE), a competição de Clássicos mais prestigiada da Península Ibérica, que este ano está a realizar a sua nona temporada, vai apresentar-se a rigor no Estoril Classics, evento que já se tornou ponto de passagem obrigatório no roteiro europeu. Com mais de 70 pré-inscrições, a Race Ready, promotora do IHE, teve que realizar uma selecção dos 44 automóveis que estarão à partida.

Na 6ª edição do Estoril Classics, o Historic Endurance terá uma grelha de partida de excelência, marcada pela diversidade das 44 viaturas de Turismo e GT, repartidas por cinco classes, que espalharam magia nos diversos palcos nacionais e internacionais entre 1965 e 1976.

Destaque para a presença na quinta prova da temporada de 2022 de duas máquinas raramente vistas a competir em Portugal, como é o caso do Porsche 904/6, um carro construído pela Porsche para satisfazer a definição da FIA de carro de GT, e do Ginetta G4R, um dos modelos de maior sucesso do pequeno construtor automóvel britânico.

No total, serão dez as marcas de automóveis representadas na grelha de partida, destacando-se modelos icónicos do automobilismo como o 911 da Porsche, o E-Type da Jaguar, o Escort da Ford, o Elan da Lotus ou o GTAm da Alfa Romeo.

Entre os mais de 60 pilotos, de nove nacionalidades diferentes constam nomes que dispensam apresentações no automobilismo nacional, como Mário Silva, que fará equipa com Carlos Tavares, experimentado piloto de Clássicos e figura de proa da indústria automóvel mundial.

Igualmente presentes estarão alguns campeões nacionais, como Alcides Petiz, Carlos Barbot, Rui Bevilacqua, Fernando Soares ou Francisco Carvalho, todos eles também nomes consagrados das provas de Clássicos da actualidade. 

Para Diogo Ferrão, o CEO da Race Ready, o promotor do Iberian Historic Endurance, esta será uma corrida especial: “O Estoril Classics já se tornou um ‘must do’ em termos europeus e portanto o evento mais esperado para os nossos participantes da Península Ibérica. Assim, com mais de 70 pedidos de inscrição, tivemos de fazer uma escolha ponderada de que carros íamos aceitar em função da diversidade, do comportamento em pista e claro da frequência de participação. Esperamos assim ter uma fantástica corrida naquele que é o evento mais esperado do ano.” 

Com uma sessão de qualificação na tarde de sábado, a corrida de 50 minutos do Iberian Historic Endurance irá encerrar o preenchido programa do Estoril Classics 2022 às 17:30 de domingo.


Foto: Race Ready

Historic Endurance de gala no Estoril Classics Historic Endurance de gala no Estoril Classics Reviewed by Auto Vintage on 27.9.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.