Parada de estrelas no Festival of Speed


Máquinas e pilotos de todos os tempos encontram-se em Goodwood até domingo.


De ontem e até domingo, Goodwood volta a ser o centro do mundo dos Clássicos (e não só…). A edição de 2022 do Festival of Speed reune uma verdadeira parada de estrelas, entre pilotos e máquinas de todos os tempos.

Criado em 1993, o Goodwood Festival of Speed é uma reunião única de homens e máquinas que fizeram e fazem a história do automobilismo e do motociclismo.

A propriedade do Earl of March, localizada no West Sussex – que inclui o Circuito de Goodwood, palco do Revival – transforma-se até domingo numa grande exposição a céu aberto, onde não faltam várias novidades contemporâneas.

E se há uma rampa cronometrada, de 1.700m de extensão, o resultado é o que menos importa.

Os temas principais da edição deste ano são os 75 anos da Ferrari e os 50 da Divisão M da BMW, que domina a monumental escultura anual, característica do evento, mais uma vez da responsabilidade do artista e designer Gerry Judah.

Na celebração da Ferrari participam 29 modelos, vários vindos de Itália, do museu e do acervo da Scuderia.

São eles que ajudam a contar a evolução do Cavallino. A começar pelo 125S, de 1947, que iniciou a história de Enzo Ferrari como fabricante. Em Goodwood, este ano, Nigel Mansell reencontrou a 639 com que venceu o G.P. do Brasil de 1989, em Jacarepaguá. Derek Bell, Marc Gené, Arturo Merzario e Giancarlo Fisichella são outros nomes ligados à marca que estão em Goodwood, para participar em demonstrações.

Da BMW, Pedro Piquet conduz o Brabham BT-52 com o qual o seu pai, Nelson, conquistou o segundo dos três títulos mundiais, em 1983.

Steve Soper e Bruno Spengler, ambos campeões pela BMW, também desfilam com modelos históricos, como a McLaren F1 GTR (com motor alemão) ou o BMW V12 LMR. E o novo protótipo M V8 Hybrid LMDh está em exposição.

Ainda das quatro rodas não faltam outros nomes sonantes, como Mika Hakkinen, Jacky Ickx, Henri Pescarolo, Tom Kristensen, Damon Hill, René Arnoux, Emanuele Pirro, Dario Franchitti, Bernd Schneider e Hans-Joachim Stuck, sendo que a lista das duas rodas não é mais fraca.

Giacomo Agostini (que há oito dias completou 80 anos), Mick Doohan, Kenny Roberts (pai), Kevin Schwantz, Dani Pedrosa e Wayne Rainey são apenas alguns dos nomes mais sonantes presentes em Goodwood até domingo.


Foto: BMW Classic 

Parada de estrelas no Festival of Speed Parada de estrelas no Festival of Speed Reviewed by Auto Vintage on 24.6.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.