Dia Mundial do Carocha comemora-se hoje


Celebração começou a ter lugar em 1995, evocando a data em Ferdinand Porsche assinou contrato para a sua produção.


Passando quase despercebido em Portugal, hoje é Dia Mundial do VW Carocha. A data é celebrada, um pouco por todo o Mundo, desde 1995 e foi escolhida por ter sido o dia em Ferdinand Porsche assinou o contrato para a produção do icónico veículo.

Foi a 22 de Junho de 1934 que Ferdinand Porsche assinou com a Associação Nacional da Indústria Automóvel Alemã o contrato para a produção do então denominado “Volkswagen Type 1”, antecessor de todas as versões do VW Carocha, do qual, no total, viriam a ser fabricadas mais de 21 milhões de unidades.

Criado em 1995, o Dia Mundial do Carocha – em outro países conhecido por outros nomes carinhosos que vão do brasileiro “Fusca”, passando pelo inglês “Beetle”, o italiano “Maggiolino”, o francês “Coccinelle”, o espanhol “Escarabajo”, etc., etc. – é hoje assinalado, como dissemos, em vários pontos do Mundo, com particular destaque para a América Latina, onde (no México), a 30 de Junho de 2003 foi produzida a última unidade.

Tendo vistas as primeiras unidades, ainda na fase de protótipo, fabricadas em 1936, o eclodir da II Guerra Mundial fez com que o projecto viesse a ser dirigido para fins militares, havendo registo de que até ao final da Guerra foram fabricadas 630 unidades do “KdF-Wagen”, a versão destinada à tropa.

Terminada a Guerra e ocupada a Alemanha pelos Aliados vitoriosos, só então (a 27 de Dezembro de 1945) começou a produção do Carocha “civil”, que em pouco tempo se tornou num êxito comercial, de dimensão mundial.

Tendo chegado a Portugal a 17 de Abril de 1950, também por cá o Carocha veio a ser um êxito: no primeiro mês foram vendidos apenas 36 exemplares mas, na década de 60 já tinha superado as 30 mil unidades, para chegar aos 50 mil Carochas no início dos anos 70. 

Dia Mundial do Carocha comemora-se hoje Dia Mundial do Carocha comemora-se hoje Reviewed by Auto Vintage on 22.6.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.