Barcelona: e tudo Bastos Rezende venceu


Piloto do Porsche 911 3.0 RS bisou no Historic Endurance e foi o primeiro na Carrera Los 80’s.


Três corridas… três vitórias. Assim foi o fim-de-semana de Pedro Bastos Rezende no Circuito de Barcelona-Catalunya. O piloto levou o Porsche 911 3.0 RS, preparado pela Garagem Aurora, ao triunfo nas duas corridas do Iberian Historic Endurance. A esses dois êxitos somou a vitória na Carrera Los 80’s.

Com 31 automóveis na grelha inaugural do ano, a primeira das corridas do Historic Endurance começou com o potente Ford GT 40 do catalão Jordi Puig a largar da “pole”.

Sempre seguido por Bastos Rezende, seria a cerca de 30 minutos do final da corrida que tudo se decidiu.

A entrada em pista do safety-car fez esfumarem-se todas as diferenças. Contudo, essa situação só durou uma volta, abrindo-se entretanto a janela para os pilotos irem às boxes.

E foi aí que tudo se alterou: Bastos Rezende, estrategicamente, entrou nas boxes quando o safety-car estava à frente do pelotão, enquanto Jordi Puig continuou em pista.

Em resultado dessa situação, o piloto do Porsche assumiu a liderança para não mais a largar.

Diferente foi, entretanto, o que se passou na segunda corrida.

Embora o segundo dia do Espiritu de Montjuic tenha começado, novamente, com um bonito céu azul, com o sol a brilhar, com o aproximar da segunda corrida do Historic Endurance a chuva apareceu, o que fazia prever uma corrida emocionante e com muitas histórias para contar.

Momentos antes da corrida se iniciar, uma forte chuva caiu sobre o traçado catalão o que obrigou o director de corrida a tomar a decisão de iniciar a prova atrás do safety-car, de modo que os pilotos conseguissem ver o estado da pista antes de a encararem a toda a velocidade.

Bastos Resende arrancou na frente, mas em pouco tempo verificou-se que o Lotus 7 do francês Florent Cazalot se mostrava mais adaptado às condições difíceis de aderência.

O francês chegou mesmo à liderança, que manteve quase até à meta (só mais tarde se saberia que Cazalot tinha sido penalizado, em 30 segundos, por não cumprir o tempo mínimo de paragem nas boxes).

De qualquer modo, com o secar da pista, Bastos Rezende tinha recuperado e consumado a chegada à liderança a duas curvas do final.

Entretanto, como não há duas sem três, na jornada inaugural da Carrera Los 80’s – competição espanhola dedicada a carros de Turismo e Grande Turismo fabricados até 1994, também integrada no programa do Espiritu de Montjuic, com uma grelha de 14 automóveis –, Bastos Rezende conseguiu o seu terceiro triunfo do fim-de-semana.

Tendo nesta prova como principal opositor Ricardo Pereira, num Ford Escort RS 2000, Bastos Rezende acabou por se impôr, cortando a meta com cerca de 23 segundos de vantagem. Ricardo Pereira, primeiro dos Grupo 1/N, foi o segundo a ver a bandeira de xadrez, à frente de Carlos Beltran, com um Porsche 964 RS.


Foto: Race Ready 

Barcelona: e tudo Bastos Rezende venceu Barcelona: e tudo Bastos Rezende venceu Reviewed by Auto Vintage on 6.4.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.