Artcurial: um salão …dentro do salão


Automóveis que serão leiloados amanhã e depois são um dos destaques da Retromobile.


A exposição dos mais de 300 automóveis que serão leiloados pela Artcurial, amanhã e depois, constitui um verdadeiro salão dentro do salão, na Retromobile deste ano. O destaque vai para dois modelos da Porsche, um deles, um 907 que foi guiado por Mário Araújo Cabra. Mas há muito mais para falar.

Uma das estrela da venda da Artcurial, o Gordini Type 18S que Fangio e Foilán González guiaram em Le Mans, encontra-se exposto no espaço reservado à evocação do génio criativo de Amédé Gordini. Depois, os seis Bandini que constam do catálogo do leilão encontram-se também num espaço á parte, reservado apenas à pequena marca italiana. E, por fim, há o espaço propriamente dito da Artcurial.

Em posição mais elevada a leiloeira colocou dois Porsche: um 911 RSR 3.0, que correu em Le Mans em 1974, e (a estrela da venda) um 907 ex-fábrica, que fez as 24 Horas por três vezes e que proporcionou ao português Mário Araújo Cabral dois triunfos à classe em provas do Mundial de Sport.

Estreado nos 1.000Km de Nürburgring de 1968 – terminando em quarto da Geral – este chassis nº 031 (o penúltimo, a ter sido fabricado, de um total de 21 unidades construídas) foi vendido pela fábrica, em Janeiro de 1969, a um piloto também bem conhecido dos portugueses, o espanhol Alex Soler-Roig, que com ele apenas disputou cinco provas.

Recebendo o espanhol um Porsche 908-03, ainda em 1969, cedeu o “nosso” 031 à Écurie Wicky, que o fez correr nos anos seguintes. E foi o próprio André Wicky quem dividiu o volante com Nicha Cabral nos 1.000Km de Monza de 1970 e nos 1.0Km de Nürburgring do mesmo ano, terminando ambas as provas com a vitória na respectiva classe.

Vendido posteriormente ao coleccionador Albert Eggs, este, por sua vez, vendeu-o a Ernst Schuster. Depois de completamente restaurado, fez parte da colecção deste último, que agora o vende, tendo um preço estimado entre os quatro e os seis milhões de euros.

Sendo este Porsche a vedeta do leilão, a oferta da Artcurial é tão vasta e de tal qualidade que é difícil apresentar outros destaques.

Também do mundo ca competição, há modelos como o Peugeot 908 HDi V8, um BMW Batmobile ou um Ford RS 200, enquanto que dos Clássicos também não faltam raridades.

De marcas de prestígio, como os Bugatti, Talbot-Lago, Delahaye e Hispano-Suiza, sem esquecer os muitos Ferrari. Mas, de todos, talvez o que merece maior destaque é o primeiro Facel Vega – o Vega 54 Prototype “V”, matriculado pela primeira vez em 1954 –, que durante muitos anos foi propriedade do criador da marca, Jean Daninos.

Sobe ao palco, para ser leiloado, com um valor estimado entre 500 e 800 mil euros, mas não surpreenderá ser for mais além.


Foto: Artcurial 

Artcurial: um salão …dentro do salão Artcurial: um salão …dentro do salão Reviewed by Auto Vintage on 17.3.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.