O nome de Henri Chapron é, no universo da Citroën, sinónimo de exclusividade. Tendo por base o revolucionário DS, foram muitas as criações do carroçador francês, sendo uma delas o Concorde, um coupé, de duas portas, de que foram fabricadas 35 unidades. Uma delas aparece há dez anos no mercado – volta agora, no leilão da Gooding & Company, no Arizona –, sem que encontre quem o compre.
Saído das instalações da Chapron a 10 de Dezembro de 1965, após dois meses do trabalho de conversão na versão Concorde, este automóvel, com o chassis 4350009, foi entregue ao arquitecto Jean Lavail, o primeiro de vários proprietários franceses, já que que o automóvel se manteve no país de origem até 1985.
Depois, a sua história é menos clara, dizendo-se que foi comprado por um antigo mecânico da Citroën, que o restaurou completamente. Mais tarde, ainda, apareceu no mercado internacional, há cerca de dez anos, mas… não tem encontrado comprador.
O Concorde reunia tudo o que o arquitecto que o encomendou desejava. Para além de uma linha única e da pintura em duas cores, tinha requintes como vidros eléctricos, interiores em pele, instrumentos Jaeger, rádio FM com antena eléctrica, faróis de nevoeiro Marchal e jantes raiadas Robergel.
Enfim, um modelo na linha dos DS exclusivos que Chapron criou. O primeiro foi o Le Paris, apresentado no Salão de Paris de 1958, ainda antes da colaboração entre o carroçado francês e a Citroën se tornar oficial, em 1961.
O Décapotable (1.365 unidades fabricadas) viria a ser o mais conhecido, mas do leque das produções da Chapron tendo o DS como base, haveria também o Croisette, o Palm Beach, Le Dandy, o Lorraine, o Le Leman e, até, o DS Presidential, desenvolvido para o presidente Charles de Gaulle.
Regressando ao “nosso” Concorde, em Fevereiro de 2011 fez parte do catálogo da Bonhams na venda levada a cabo no Grand Palais, com um preço estimado, que ninguém pagou, entre os 80 e os 110 mil euros.
Mais recentemente — em Março de 2020, constando no mesmo ano do catálogo da RM/Sothebys em Monterey —, já nos Estados Unidos (embora se mantenha com matrícula francesa), esteve à venda no site da empresa Hyman. Ltd, então com o preço de 189.500 dólares.
Bastante mais do que o valor agora estimado pela Gooding & Company, que anuncia este singular Citroën como valendo entre 125 e 150 mil dólares.
Teremos de esperar pelo final da semana para ver se finalmente encontra um novo dono.
Fotos: Gooding & Company
No comments: