Salon Privé: luxo britânico com denominação francesa


Evento (que só terá público no último dia) decorre até domingo.


Os jardins do Palácio de Blenheim voltaram a encher-se de incontáveis automóveis. Alguns modernos, mas a maioria Clássicos. Automóveis de luxo, reunidos num evento tipicamente britânico, com um nome… francês.

Poderá parecer estranho, mas a inspiração para a criação do Salon Privé remonta a um evento do Século XVII. Nesse recuado tempo, nos arredores de Paris, foi criado um evento com esse nome, onde os aristocratas faziam desfilar as suas carruagens e coches, para eleger o mais elegante.

Tomando conhecimento de eventos como os Concursos de Elegância de Amelia Island, Peable Beach e Villa d’Este, os irmãos Andrew e David Bagley criaram, em 2006, aquele que pretendem ser “o” Concurso de Elegância britânico (sendo que tem forte concorrência do Concours of Elegance do Hampton Court Palace, que este ano coincide nas datas, arrancando amanhã).

O Salon Privé começou por ter como palco o Hurlingham Club, em Londres, passando depois por outros palcos, até se fixar no local actual, a tradicional residência dos Churchill.

Por ali, até domingo, passarão centenas de automóveis e motos, com particular destaque aos concorrentes ao Concurso de Elegância, onde o mais antigo dos participantes é um Panhard et Levassor, de 1903.

Com destaque especial para os Jaguar E-Type (a festejar 60 anos), marcando presença, entre muitos outros, o automóvel que marcou a estreia do modelo, na apresentação do Salão de Genebra, em 1961.

Marcas como a Bentley, Rolls-Royce e Aston Martin – o “trio dourado” britânico – estarão muito bem representadas, mas terão a companhia de modelos raros de marcas de outras proveniências, como a Alfa Romeo, a Ferrari (incluindo dois 250 GTO), a Mercedes-Benz ou a Pegaso.

Com o acesso ao público (ainda devido às restrições provocadas pela pandemia) apenas no domingo, para esse dia está reservada uma iniciativa inédita no âmbito do evento: uma demonstração de automóveis de Rali.

Esta novidade não surge do acaso. Radica no facto de, até ao final do século passado, a propriedade em torno do Palácio de Blenheim ter sido palco de uma das classificativas do RAC Rally.

Por ali passarão máquinas como o Sport Quattro S1 ou o Subaru Impreza WRC e pilotos como Didier Auriol ou Marcus Grönholm e ainda Richard Burns (que foi o curador do evento), o último britânico a ter sido campeão do Mundo, precisamente há 20 anos.

Entretanto, como cada vez é mais frequente neste tipo de eventos, diversas marcas de luxo aproveitam este evento para apresentar as suas mais recentes novidades.


Foto: Salon Privé 

Salon Privé: luxo britânico com denominação francesa Salon Privé: luxo britânico com denominação francesa Reviewed by Auto Vintage on 2.9.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.