“Bis” de João Braga entre os menos de 1300


Piloto do Datsun 1200 foi o único a sair do Estoril com duas vitórias.

João Braga, em Datsun 1200, foi o único a bisar nas corridas do fim-de-semana, no Autódromo do Estoril. Duas vitórias, em corridas bem diferentes: a primeira muito “animada” e a segunda mais “tranquila”.

Em mais uma jornada dos Campeonatos Nacionais, nos Clássicos de menos de 1300 Tiago Fino Vitorino assegurou a pole-position para a primeira corrida, mas a mecânica do seu Mini 1275 GT não lhe permitiu em corrida tirar partido desse facto.

O Mini apenas colaborou por um par de voltas, após o que foi Carlos Cruz, em Datsun 1200 a assumir a liderança, por uma volta, até ser ultrapassado por João Braga.

Na sétima volta, Braga fez um pião à saída da parabólica interior, caindo para o quarto lugar, encetando depois uma rápida recuperação, que duas voltas depois o levou de volta à liderança e, no final, ao triunfo.

Muito diferente foi o que se passou na segunda corrida, pois João Braga repetiu a vitória, mas desta feita sem necessitar de recuperações.

Já no que diz respeito ao Clássicos de maior cilindrada, saindo da “pole”, João Macedo Silva impôs-se na largada, com Joaquim Jorge a pressionar o Porsche 911 RSR. Tudo parecia encaminhar-se para uma corrida animada até que o Porsche “decidiu” o contrário, tendo o piloto de se encaminhar para as boxes e dar por finda a sua prova após uma roda ter-se desapertado.

Joaquim Jorge ficou no comando, que não largou até final, terminando à frente de Rui Costa e de Rui Alves, completando-se, assim, um pódio exclusivo dos Ford Escort RS.

Na segunda corrida João Macedo Silva voltou a estar em destaque, mas desta feita por razões diferentes.

Saindo do final da grelha de partida, o piloto do Porto fez uma impressionante recuperação, que o levou, à entrada da segunda volta, à liderança, posição que não mais largou até final.

Por último, no que diz respeito aos Legends, a primeira corrida foi idêntica às duas da jornada anterior, em Braga, com Luís Barros e o seu Ford Sierra RS 500 a dominarem de princípio a fim, apesar da luta que lhe foi movida em alguns momentos, por concorrente do SuperTrophy, principalmente Manuel Fernandes.

Já a segunda corrida teve um guião completamente diferente. Luís Barros começou por dominar, mas acabou por se ver traído pela mecânica do Sierra, abrindo caminho para a vitória de Paulo Vieira, em BMW M3, à semelhança do segundo e terceiro, respectivamente, Joaquim Soares e António Barros.

Os Campeonatos de Portugal de Velocidade têm continuidade nos dias 29 a 31 de Outubro, no Autódromo Internacional do Algarve.


Foto: ANPAC

“Bis” de João Braga entre os menos de 1300 “Bis” de João Braga entre os menos de 1300 Reviewed by Auto Vintage on 28.9.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.