Uma centena de Ferrari à espera de novo dono


Leilões de Monterey nunca tiveram catálogos tão ricos.

Há 23 Ferrari no catálogo da Gooding & Company e 15 no da Bonhams, mas nenhuma das três “majors” tem a oferta da RM/Sothebys: 38 automóveis fabricados em Maranello, o mais valioso dos quais (um 268 SP, de 1962) poderá chegar aos 10 milhões de dólares. Se se somarem os 23 do catálogo da Mecum e apenas um no da Russo and Steele, há 100 exemplares à espera de novo dono.

A “paragem forçada” provocada pela pandemia poderá explicar o fenómeno. Nunca os catálogos dos leilões da Semana de Monterey foram tão vastos e de tão elevado valor.

Particularmente significativa é a oferta de modelos da Ferrari, que chega a um total de 100.

No que diz respeito à RM/Sothebys, como diz a própria leiloeira, há para todos os gostos: “Não importa se prefere puros-sangue ou grand turismos. Os Clássicos ou os Modernos. Não importa qual o seu Ferrari preferido. O leilão deste ano em Monterey oferece algo para todos os ferraristi, com 38 modelos, que abrangem 65 anos de design, engenharia e história da Ferrari”. 11 com valor estimado em um milhão ou mais.

Como dissemos, da oferta da leiloeira canadiana, o modelo mais valioso é um Ferrari 268 SP, de 1962, com carroçaria Fantuzzi (na imagem), com valor estimado entre os 8 e os 10 milhões de euros.

Com um passado rico em competição – alinhou nas 24 Horas de Le Mans de 1962 e depois fez carreira nos Estados Unidos, nas provas da NART – tem como principal “concorrente” o 275 GTB Competizione, de 1966.

Com carroçaria Scaglietti, é um modelo que esteve confiado à Scuderia Fillippinetti, tendo alinhado por três vezes (de 1967 a 1969) à partida das 24 Horas de Le Mans. Por ele a leiloeira espera valores idênticos ao anterior.

Mais ainda é o que espera realizar a Gooding & Company com o Ferrari 250 GT LWB California Spider Competizione, de 1959: procura um novo proprietário, poe um valor entre 10 e 12 milhões de dólares.

Não faltam, portanto, modelos prontos para estabelecer novos recordes. Resta saber se encontrarão compradores…


Foto: RM/Sothebys

Uma centena de Ferrari à espera de novo dono Uma centena de Ferrari à espera de novo dono Reviewed by Auto Vintage on 9.8.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.