Hispano-Suiza e Shadow coroados em Amelia Island


Concurso elegeu o melhor Clássico e o melhor Desportivo.


Como é peculiar no Concurso de Elegância de Amelia Island, foram dois os vencedores da edição deste ano: o título de “Best of Concours Sport” foi para o Shadow DN4-1A de CanAm, enquanto que entre os Clássicos, um Hispano-Suiza H6B Cabriolet, de 1926, levou para casa o título de “Best of Show”.

Propriedade de Jill e Charles Mitchell, de Stuart, Florida, o Hispano-Suiza conhecido como “Le Dandy”, apesar de ter sido fabricado em 1926 apresenta-se como foi transformado em 1931, com uma carroçaria criada por Henri Chapron, que aplicou o mesmo desenho na transformação de vários Delage.

Comprado pelo casal Mitchell no leilão da RM/Sothebys (também) em Amelia Island em 2019 – por 1.352.500 dólares – este Hispano-Suiza foi inicialmente adquirido pelo rei Bey da Tunísia, que não resistiu aos encantos do enorme automóvel, movido pelo seu inconfundível motor de seis cilindros, de 6.597cc.

O monarca tunisino, todavia, não ficou totalmente satisfeito com o seu novo automóvel e em 1931 mandou-o de volta para a fábrica, para que viesse a receber os desenvolvimentos técnicos entretanto conseguidos e uma nova carroçaria, a que apresenta até hoje.

Vendido para os Estados Unidos no início da década de 50, ali teve como primeiro proprietário Alec Ulmann, o criador das 12 Horas de Sebring. Passou depois pelas mãos de mais três proprietários, o último dos quais o restaurou completamente, apresentando-o em vários concursos de elegância, onde coleccionou importantes prémios.

Já o Shadow DN4, de 1974, foi o automóvel que possibilitou a Jackie Oliver dominar naquele ano a temporada de CanAm.

O proprietário do bólide negro, após receber o prémio, não escondia a sua surpresa: “Nunca esperei que um automóvel tão recente viesse a vencer em Amelia”. E foi mais longe: “O carro é tudo menos bonito. Até me parece um carro sinistro. Os Lola são bem mais bonitos”.

Sendo o negro Shadow propriedade de James Bartell, de Key West, também na Florida, isso quer dizer que este ano os principais prémios ficaram em “casa”, num ano em que também entre as marcas e modelos homenageados estavam… a Hispano-Suiza e a Shadow.



Hispano-Suiza e Shadow coroados em Amelia Island Hispano-Suiza e Shadow coroados em Amelia Island Reviewed by Auto Vintage on 24.5.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.