Festival of Speed homenageia “Capitão” Roger Penske


Evento de Goodwood (agendado para Julho) celebrará carreira do antigo piloto, patrão de várias equipas.

A próxima edição do Goodwood Festival of Speed, que deverá ter lugar de 8 a 11 de Julho, servirá este ano para celebrar a carreira de Roger Penske, o norte-americano que foi piloto de méritos elevados e patrão de várias equipas vencedoras, que lhe valeram a alcunha de “Capitão”.

A carreira de Penske (hoje com 84 anos) enquanto piloto, começou a meio dos anos 50, tendo chegado a participar em dois grandes prémios de Fórmula 1. Penske abandonou o volante aos 28 anos, para se tornar dono de uma equipa, o Team Penske, fundado em 1966. A sua equipa competiu na Fórmula 1, Indy, NASCAR, Can-Am e Supercars australianos.

Em 55 anos, o Team Penske conquistou 23 títulos da Indy Car, dois títulos da NASCAR Cup Series, dois campeonatos IMSA e ALMS, uma vitória à classe nas 24 Horas de Le Mans, duas vitórias na Daytona 500 e 18 vitórias nas 500 Milhas de Indianapolis.

“Tenho memórias maravilhosas das corridas em Goodwood, em 1963, e estou honrado por ser convidado a regressar este Verão”, comentou Penske, que correu no traçado britânico naquele ano, ao volante de um Ferrari 250 GTO. “Estou ansioso para compartilhar as celebrações com os fãs apaixonados de Goodwood, quando regressar o Festival of Speed”, acrescentou.

A história da Penske será relembrada em Goodwood através da presença de máquinas como o Lola T152, de 1969 (o fórmula de tracção às quatro rodas), o McLaren M16B, de 1972, com o qual a Penske conseguiu o primeiro êxito em Indianapolis, o Penske PC-23, de 1994, assim como os mais recentes automóveis vencedores na oval em 2006 e 2018.

Confirmada também está a presença do Pontiac Catalina com o qual Roger Penske conseguiu vencer a prova da NASCAR disputada em Riverside em 1963 e, como não poderia deixar de ser, o Penske PC1, com o qual a equipa disputou o “Mundial” de Fórmula 1, conseguindo a sua única vitória no Grande Prémio da Áustria de 1976, com John Watson ao volante (na imagem). 

Festival of Speed homenageia “Capitão” Roger Penske Festival of Speed homenageia “Capitão” Roger Penske Reviewed by Auto Vintage on 16.4.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.