O dia em que a BMW adoptou o pequeno Isetta


 Versão germânica do microcarro foi apresentada a 5 de Março de 1955.

Foi a 5 de Março de 1955, faz hoje 66 anos, que a BMW chamou a Imprensa internacional para o Hotel Bachmair, em Rottach-Egern, para apresentar um novo modelo de automóvel. “Novo” não era bem o caso. Era o assumir como seu do pequeno Isetta, criado em Itália três anos antes.

Criado, em 1952, pelos engenheiros Ermenegildo Preti e Pierluigi Raggi, então a  trabalhar para a Iso Spa., de Renzo Rivolta, o pequeno microcarro italiano nasceu dotado do pequeno motor Iso Moto 200.

O seu aparecimento, no Salão de Turim de 1953, foi um êxito, que despertou o interesse de patrões de indústria de várias latitudes.

Longe de ser um grande construtor (começara a ser conhecido por fabricar frigoríficos e motos, sendo então o terceiro construtor italiano de duas rodas, depois da Vespa e da Lambretta) Renzo Rivolta viu no licenciamento do seu Isetta a sua principal fonte de receita.

A Velam, em França, a De Carlo, na Argentina, a Romi, no Brasil, e a Iso Motor, em Espanha, compraram os direitos do pequeno automóvel, de apenas 2,29 metros de comprimento, que muitos então chamavam de “ovo” e que hoje outros o apelidam de “bolha”.

Tendo retomado a produção de automóveis, após a II Guerra Mundial, em 1952, com veículos de luxo e grande porte, como o 501 e o 502, a BMW viu florescer no mercado alemão microcarros como o Messerschmitt e o Goggomobil, quase ao mesmo tempo que tomou conhecimento da criação da Iso, em Março de 1954, no Salão de Genebra.

As duas partes sentaram-se à mesa das negociações e, com um Renzo Rivolta então já a sonhar em juntar capital para construir o seu Rivolta, não foi difícil chegar a acordo.

Detentora de grande experiência em pequenos motores monocilindricos, a BMW dotou o seu Isetta Motocoupé – assim se chamou o modelo bávaro – de um propulsor próprio, de 250cc (oriundo das motos R25/3), assim como fez diversas alterações ao Isetta original.

A fabricação iniciou-se em 1955 e a comercialização em Abril do mesmo ano. Em 1962, quando terminou a produção do BMW Isetta (que, entretanto, teve diversas evoluções), em Maio de 1962, tinham sido vendidas 161.728 unidades e a BMW tinha criado as bases para vir a ser a marca que hoje conhecemos.

O dia em que a BMW adoptou o pequeno Isetta O dia em que a BMW adoptou o pequeno Isetta Reviewed by Auto Vintage on 5.3.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.