Museu Automóvel de Turin: uma comemoração adiada

 


Primeiro Alfa Romeo 8C 2300 (que foi pilotado por Enzo Ferrari) é o destaque da mostra.


A comemorar os 60 anos das suas actuais instalações, inauguradas em Novembro de 1960, o Mauto, Museo Nazionale dell’Automobile di Torino, deveria ter a partir desta semana uma nova exposição. A mostra está pronta… mas o museu está encerrado (pelo menos) até 3 de Dezembro, devido à actual pandemia.

Verdadeira instituição nacional, cujas origens remontam aos anos 30, apenas nos anos 60, com a inauguração do actual edifício – concebido pelo arquitecto Amedeo Albertini e renovado, em 2011, por Cino Zucchi – se assumiu como o maior museu automóvel do mundo.

Para assinalar uma data tão importante, o Mauto tinha anunciado a exposição de um Alfa Romeo 8C 2300 muito especial: o chassis 001, precisamente o automóvel com o qual Enzo Ferrari, enquanto piloto, conseguiu a sua última vitória (na clássica Bobbio-Passo Penice de 1931).

Actualmente propriedade do Museu dos Transportes de Lucerna, na Suíça (para onde foi levado após a II Guerra Mundial), o Alfa tem vindo a ser alvo de um profundo restauro, pela mão dos responsáveis pela Colecção Lopresto.

Perde-se assim, de momento, a possibilidade de ver uma das mais ricas peças da História do Automóvel.


Museu Automóvel de Turin: uma comemoração adiada Museu Automóvel de Turin: uma comemoração adiada Reviewed by Auto Vintage on 11.11.20 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.