Amelia Island premeia o "belo" e o "monstro"



"Best of Show" para Duesenberg J-218 e para Porsche 917/30.

O Concurso de Amelia Island repetiu a fórmula, criada em 2005, de atribuir não um mas dois títulos de "Best of Show": o da Elegância e do Sport. O belo Duesenberg J-218 Town Limousine, de 1929, foi o eleito na Elegância, enquanto que o "monstro" de Can-Am Porsche 917/30, de 1973, mereceu o título do Concurso de Sport.
Propriedade da Colecção Lehrman, de Palm Beach, o Duesenberg é o sexto modelo desta marca a triunfar em Amelia Island, mas o primeiro numa versão fechada.
Com carroçaria Murphy, este foi originalmente um dos seis Duesenberg encomendados, em plena Depressão, pelo milionário George Whittell Jr., tido como o maior "playboy" do seu tempo. Ele que vendera todas as acções que detinha, no valor de 50 milhões de dólares, duas semanas antes do "crash" de 1929…
Já no que diz respeito ao Concurso de Sport o vencedor foi como dissemos, o Porsche 917/30 com as cores da Sunoco, hoje propriedade de Rob Kauffman, e que nos anos 70 foi conduzido por Mark Donohue.
Uma escolha sem surpresa, se tivermos em conta que a personalidade homenageada este ano em Amelia Island era nada menos do que o piloto Roger Penske, proprietário da equipa para quem Donohue corria (que, à custa das suas vitórias, ficou conhecido como "Can-Am killer") e que dominou a temporada de 1973.

Curiosamente, apenas em 2005, ano em que foi criado o prémio de "Best in Show Concours de Sport", um Porsche (um 550 Coupé) vencera este prémio.
Amelia Island premeia o "belo" e o "monstro" Amelia Island premeia o "belo" e o "monstro" Reviewed by Auto Vintage on 9.3.20 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.